quarta-feira, 25 de julho de 2012

Corrupção: Afinal começa dos políticos ou de nós mesmos?


Por: Ben Hur Salomão Teixeira - Vice Presidente do Projeto Consciência Maracaju

Imagem: Divulgação Internet.

Quando falamos a palavra "corrupção" a primeira coisa que ligamos a ela são os políticos, e isso não é só este humilde profissional que esta dizendo, de acordo com uma pesquisa encomendada pela UFMG ao Vox Populi e divulgada no portal UOL em 2008, os quatro primeiros lugares que mais existem a corrupção de acordo com os entrevistados é na Câmara de Vereadores, Câmara de Deputados, Prefeitura e Senado, ou seja, todos os itens são locais que têm políticos atuando. Pois bem, nessa pesquisa vários brasileiros opinaram, porém será que cada um deles pensou que se existe a corrupção no nosso amado país é porque também somos corruptos?

Infelizmente já esta na cultura dos eleitores brasileiros votarem no candidato que o ajudou em determinada situação, seja com a doação de uma cesta básica, um terreno, uma vaga em um hospital em um importante e necessário momento de um membro da família, e ainda nos piores casos votam naquele candidato que lhe deu uma quantia em dinheiro no período eleitoral, a famosa "compra de voto", entre outros diversos "agrados" que os políticos costumam dar aos eleitores, na maioria das vezes perde-se o vínculo de "favores" pós eleição, mais será que esses itens que citei são favores como muitas vezes achamos? Na verdade não, são obrigações dos políticos enquanto líderes eleitos, o nosso acesso a vagas em hospitais públicos com uma saúde de qualidade, participação em programas sociais as pessoas de baixa renda, acesso a moradia, vagas em creches entre outras coisas que deveríamos saber.

Enfim, achamos que estamos sendo beneficiados por "favores", o que a verdade é nada mais, nada menos que obrigação por parte dos políticos então como administradores públicos, seja na esfera municipal, estadual ou federal, nesse ponto estamos sendo altamente corruptos ao votarmos nesses "prestadores de favores" em períodos de campanha eleitoral, quando na realidade deveríamos pesquisar o passado, ouvir a verificar as propostas e planos futuros, analisar os trabalhos na área política e social dos então candidatos. É nossa obrigação enquanto eleitores votar em pessoas de bem, que estão realmente preocupadas com a população e conhecer o histórico do candidato, se não fizermos isso estamos alimentando um animal que nunca morrerá nesse país, a corrupção.

Então devemos ficar cada um no seu lugar, o político atendendo as expectativas da população sempre, e não só em período eleitoral, preparando um Brasil vitorioso nos diversos campos: educação, saúde e qualidade de vida. E nós, enquanto população, cobrando, fiscalizando e exigindo melhores condições de vida para todos e não só para um ou outro, isso é ser um eleitor consciente e não um eleitor corrupto!

Mais então você caro leitor me diz: "Isso tudo seria um sonho, impossível de realizar, pois os eleitores corruptos sempre existirão e com isso também existirão os políticos corruptos!" Se pensarmos assim, sempre teremos a corrupção, cada vez mais gordinha e saudável, e isso não fará nada bem para o nosso país! 

Faça sua obrigação, comece por você, eu já comecei, estamos em período eleitoral, Maracaju esta com várias opções de prefeito e vereadores, analise, pesquise, pergunte, investigue, se cada um pensar assim, poderemos não extinguir os eleitores corruptos, mais pode ter certeza que estamos iniciando o corte do mal pela raiz, primeiro os eleitores corruptos e depois os políticos corruptos, isso prova nada mais que a corrupção surge na população, há alimentamos e fazemos com que os políticos também sejam.

A corrupção se corta inicialmente por nós eleitores e depois automaticamente se cortará dos políticos candidatos aos cargos de prefeito e vereador nesse ano. 

Vamos tentar?

É a minha opinião!

Ben Hur Salomão Teixeira
É Perito Contábil.
Atua na área de revisão de dívidas agrícolas, sendo também Perito do juízo da Justiça do Trabalho. 

Blog: http://periciascontabeisjudiciais.blogspot.com.br/

Pesquisa UOL, veja aqui.

Obs.: A opinião do profissional é independente e não necessariamente condiz com a opinião do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário