quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Orientação Vocacional: CURSO: DIREITO

É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos, como penal, civil, previdenciário, trabalhista, tributário e comercial. Resolve litígios que envolvem indivíduos ou empregados e empregadores. Defende o meio ambiente, os direitos das minorias e o patrimônio histórico e cultural. Existem duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, além do concurso, é necessário ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.

MERCADO DE TRABALHO


O novo Código de Processo Civil, que tramita no Congresso, prevê a criação de instrumentos para reduzir o tempo de tramitação de processos pela Justiça brasileira. Por isso, deve crescer a demanda no setor público, nas esferas Estadual e Federal, que já é grande para esse bacharel. No Judiciário, o número de magistrados está abaixo do necessário. E os concursos públicos devem continuar nos próximos anos. "Cresce, também, o estímulo à figura do mediador para a solução de conflitos", diz o professor Gabriel Pires, coordenador do curso da UFV. Outras vagas que exigem nível superior, como para auditor ou analista da Receita Federal, também podem ser ocupadas por advogados, graças ao conhecimento da legislação. Estão em altos ramos mais recentes, como o direito ambiental e da tecnologia da informação, que lida com questões relacionadas à internet. Empresas de vários setores precisam de advogados para adequar suas atividades à legislação ambiental. Também tem destaque o direito internacional. A procura não parte apenas de escritórios de advocacia ou de grandes companhias com departamento jurídico, mas também de instituições do terceiro setor. Na área empresarial, multinacionais costumam empregar o bacharel para lidar com processos dos setores trabalhista, tributário, cível e empresarial, bem como especialistas em direito internacional. Há vagas, também, em escritórios de direito. "Ainda há áreas com déficit de advogados, como o direito tributário", diz Pires. Na carreira pública, na qual o graduado ingressa por meio de concurso para ser juiz, promotor, procurador ou delegado de polícia, um nicho em alta é a defensoria pública, voltada para o atendimento da população carente. As parcerias público-privadas (PPP), incentivadas pelo governo, também aquecem o mercado para o advogado especialista em contratos públicos. Nesse caso, ele pode trabalhar tanto nas esferas municipal e estadual quanto na federal.

Salário inicial: R$ 1.871,95 (até um ano de inscrição na OAB); fonte: Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

FONTE: GUIA DO ESTUDANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário