Uma das metas do Projeto Consciência Maracaju é a conscientização política. Quando digo conscientização não estou falando de tentar direcionar o votos de ninguém e menos ainda apoiando qualquer candidato ou partido.
Votar consciente é votar esclarecido sobre as propostas de seus futuros dirigentes. Votar consciente é votar em quem você vê como mais capacitado para exercer um cargo de liderança. Votar consciente é não aceitar que seu voto seja comprado ou coagido.
E neste último quesito, ao vender seu voto você não necessariamente precisa estar fazendo a venda dele por dinheiro. Ao votar em um candidato que te prometeu um emprego, uma casa, ou qualquer outro beneficio individual, você está vendendo seu voto. É tão grave, senão mais, que pegar dinheiro em troca do voto.
Um bom líder é aquele que vai propiciar acesso a melhorias sociais, ambientais e culturais a todos seus concidadãos. É aquele que vai promover que a cidade cresça e o emprego naturalmente apareça!
Em um país com pouco mais de 20 anos de democracia, é difícil para muitos de nós entendermos isso. É uma mudança interna. Mas é preciso. Precisamos entender que um beneficio individual não vai melhorar a qualidade de vida. Ao contrario, pois além de ser transitório, gera uma bola de neve de cumprimento de acordos e promessas quando o candidato se eleje.
Além disso, se alguém lhe falar que vai checar seu voto na urna eletrônica é mentira!! É impossível essa checagem, lhes dou minha palavra.
Mantenha sua dignidade. Mantenha sua honra. Vender seu voto, de uma maneira ou de outra, é vender seu futuro, o futuro de sua cidade e das pessoas que você ama.
Além disso, vender sua honra é vender sua alma, e todos sabemos que pessoas de bem não compram almas...
Raphael Rosa
Membro Fundador e Presidente do Projeto Consciência Maracaju
Membro Fundador e Presidente do Projeto Consciência Maracaju
Médico Anestesiologista do Hospital Municipal de Maracaju.
Twitter: @RaphaeldeMRosa
A democracia acontece a partir de vários momentos, um deles é quando os candidatos NÃO tentam comprar e os cidadãos NÃO aceitam as notinhas ou cestas básicas.Pergunta:
ResponderExcluirVocê acredita que a pessoa desempregada com falta de alimentos consegue dizer não ao politico que oferece dinheiro?