Maria Antonia Conceição de Souza Kuendig
Mulheres em evidencia
Uma destas mulheres, estará ao lado do seu marido na posse do novo prefeito de Maracaju em 1º de janeiro de 2013. Giovana Correa Vargas é esposa do candidato a reeleição Celso Vargas (PDT), Leila Azambuja, de Dr. Maurílio Azambuja (PMDB), e Maria Antonia Kuending, de Alberto Cruz Kuending (PT).
Além do fato de serem potenciais futuras “primeiras-damas” em uma cidade onde esse título atualmente é sinônimo de atuação no primeiro escalão do governo municipal, as três esposas têm despertado na população a curiosidade sobre como será a participação da futura primeira-dama no governo do próximo prefeito. Entre as perguntas apresentadas para as três, uma era sobre o interesse ou não em exercer algum cargo dentro de um eventual governo do seus respectivos maridos.
Entrevista
Em um breve relato descreva seu perfil pessoal e profissional:
Nome: Maria Antonia Conceição de Souza Kuendig
Idade: 53 anos
Naturalidade: Candido Mota-SP
Formação profissional: Pedagoga na Área de Administração, Supervisão e Orientação Escolar, Pós Graduada em Metodologia de Ensino Superior
Exerce ou exerceu a profissão: Concursada como professora na Rede Estadual de Ensino em dois cargos; atualmente aposentada no 1º cargo e exercendo o 2º cargo como auxiliar de Coordenação na EE Manoel Ferreira de Lima.
Participa de entidades filantrópicas, associações, projetos? Sim: Coordenadora de Ramo da Pastoral da Criança, Membro do Conselho Deliberativo da Casa da Esperança Amanda e Lara, Membro Conselheira do Conselho Municipal da Saúde, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Maracaju, Membro da Comissão de Acompanhamento de Contratualização entre a ABM - Hospital Soriano Corrêa da Silva e Secretaria Municipal de Saúde de Maracaju
Mora em Maracaju há quanto tempo? 30 anos
Um lema de vida: Lutar sempre, desistir nunca!
Uma paixão: Minha família
Revista Brilhe – No caso de eleição de seu marido, a senhora como primeira-dama pretende contribuir ou exercer algum cargo dentro em seu governo?
Maria Antonia - Precisamos ter um novo olhar sobre a função da primeira dama. Não vejo a necessidade de exercer este ou aquele cargo, creio que posso contribuir de várias maneiras para que todas as políticas públicas que serão desenvolvidas na administração de Alberto do PT sejam efetivamente aquelas que tenham como foco o cidadão e a cidadã, indivíduos que precisam ter suas necessidades atendidas de maneira articulada e integrada.
Revista Brilhe: Existem projetos nas áreas social e assistencial, educação, saúde ou lazer que gostaria de desenvolver na cidade?
Maria Antonia - Sim, com certeza. O fortalecimento e a garantia de direitos devem ser premissas de todas as políticas públicas do governo do Alberto do PT e podem ser objeto de programas, projetos e campanhas especiais, que visem dar o melhor atendimento a todos os segmentos de nosso município. Englobam-se as políticas públicas de educação, saúde, saneamento, transporte, habitação, assistência social, transferência e redistribuição de renda, direitos humanos, abastecimento e segurança alimentar, geração de trabalho e renda, cultura, lazer, esporte, igualdade racial, povos indígenas, políticas agrária e agropecuária, meio ambiente e inclusão digital.
Revista Brilhe: Existem programas de condução de jovens após sua formação profissional que oportunizam sua entrada ao mercado de trabalho, a senhora já pensou em desenvolver um projeto nesse sentido?
Maria Antonia - Sim. Nosso Programa de Governo prevê que a participação do jovem é fundamental. O jovem não é apenas futuro, é presente. Trabalhar com a juventude, realizando políticas públicas específicas para os jovens. Garantir a participação da juventude como promotora de força na construção em favor das transformações que queremos realizar na cidade e no campo com os Projetos: MEU PRIMEIRO EMPREGO - incentivos fiscais às empresas locais que oportunizarem o acesso ao jovem, inserindo-o no mercado de trabalho; PROGRAMA JUVENTUDE CIDADÃ – será oportunizado aos jovens que concluírem os cursos de nível superior e técnico sua inserção nos vários setores do serviço público municipal com desenvolvimento de projetos especiais que venham contribuir para um melhor desenvolvimento social, local e sustentável através de estágios. Os jovens serão chamados a trabalhar neste imenso processo de reconstrução municipal e de politização da cidadania que queremos realizar em Maracajú.
Revista Brilhe: Hoje o município tem como lei o Programa Segurança Alimentar Municipal, o que a senhora acha de junto com programa, colocar cursos de qualificação de geração e renda incentivando as famílias na geração de renda e futuramente não precisar do programa?
Maria Antonia - É de suma importância que o ser humano tenha sua independência financeira e econômica. O nosso Programa de Governo prevê que as famílias acompanhadas pelo Programa Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional receba esta qualificação e possa gerar sua renda e independência financeira. Possa buscar adquirir os bens necessários para sua família, com seu esforço e aonde se sentir melhor.
Revista Brilhe: Ninguém na cidade conhece melhor o seu marido do que a senhora que é esposa, em sua opinião porque ele merece ser o prefeito de Maracaju?
Maria Antonia - Somos casados há 30 anos e nos conhecemos a mais de 38 anos. O Alberto diariamente dá mostras do caráter que tem e da sua responsabilidade e comprometimento para com o ser humano. Tenho clareza e entendimento de que o Alberto do PT pode realizar uma administração participativa, transparente e que vai ouvir e dar vez e voz para a comunidade. O prefeito é um porta voz da população, portanto ele deve ouvir os anseios da comunidade e coletivamente realizar as ações que melhor venham atender todos os segmentos do nosso município. PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, ÉTICA E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA será a marca da administração de Alberto do PT.
Fonte: Revista Brilhe